quinta-feira, 6 de junho de 2013

Ler para Responder

Ler para Resolver


Vivenciamos recente a 9ª OBMEP e pudemos constatar que as mesmas questões estiveram presentes no Nível 01, 02 e 03 com o mesmo enunciado, logo mesma alternativa de resposta.

Estou me referindo às questões: 19, 17, 13, respectivamente Nível 01, 02 e 03.

Vou descrevê-la: Durante a aula, dois celulares tocaram ao mesmo tempo. A professora logo perguntou aos alunos: “de quem são os celulares que tocaram?” Guto disse: “o meu não tocou”, disse Carlos: “o meu tocou” e Bernardo disse: ”O Guto não tocou”. Sabe-se que um dos meninos disse a verdade e os outros dois mentiram. Qual das seguintes afirmativas é verdadeiras?

           A)    O celular de Carlos tocou e o Guto não tocou.
           B)    Bernardo mentiu.
           C)    Os celulares de Guto e Carlos não tocaram.
           D)    Carlos mentiu.
           E)    Guto falou verdade.


Nota-se que é um problema dedutivo-lógico, sem nenhuma necessidade de cálculos, apenas deve ser analisado algumas possibilidades de afirmações na qual se elimina o absurdo e consequente permanecendo a questão que leva à dedução lógica.

Então, qual é alternativa correta?  Explique o raciocínio lógico descrevendo na folha do caderno.
Essa foi uma das questões realizada em minha aula de hoje. E, obtive algumas análise muito interessante e outras nem tanto como gostaria.


Agora, pergunto a vocês, como os seus alunos justificariam na forma escrita?

                                                                 



Abraços,
Roselí

Nenhum comentário:

Postar um comentário