domingo, 2 de junho de 2013

O Gosto do Saber

Minhas experiências com relação à leitura e a escrita somente foram possíveis, após a alfabetização pelas cartilhas “Sodré” e “Caminho Suave” no ensino primário, atual Ciclo I. Recordo-me da professora Jacira, terceira série, que incentivava a leitura de fábulas visando valiosas lições sobre a vida e situações cotidianas. E, o de maior destaque foi à literatura infantil de Monteiro Lobato, principalmente o livro “Fábulas” – onde a dona Benta explica que Fábulas não são lições de História Natural, mas de Moral.

Também, recordo-me quando essa professora após cada leitura de fábulas motivava à escrita propondo a cada aluno o relato pessoal da lição moral. E, dentre tantas fábulas, uma que mais me chamou atenção: “A Cigarra e a Formiga” – Não penses só em diverti-te. Trabalhe e pensa no futuro. È melhor estarmos preparados para os dias de necessidade.

No ensino fundamental a leitura e a escrita na disciplina Português foram agradáveis com a leitura de vários livros da série “Vaga Lume”. Dentre esses livros: “O Escaravelho do Diabo” e “Éramos Seis” – de Maria José Dupré – onde relata a história de uma mulher (Dona Lola) que vê a sua família se alterando com o passar dos tempos. E, logo em seguida: “Éramos Seis” foi dramatizado em uma grande novela das seis.

Atualmente, o hábito da leitura segue um critério, geralmente, relacionado à Disciplina de Matemática, como “As Histórias da Matemática”, “RPM _ Revista do Professor de Matemática”, “Cálculo_ Matemática para Todos”, “Revistas Científicas” e também, “Romances sobre os Desafios da Matemática” – como no relato anteriormente: “As Aventuras Científicas de Sherlock Holmes, O paradoxo de Einstein e outros mistérios” – Colin Bruce – Editor Jorge Zahar.

É através dessas leituras tenho a possibilidade de inúmeras descobertas que me auxiliam em minhas aulas.

Abraços,                                                                  


                        ROSELÍ DONÁ

Nenhum comentário:

Postar um comentário