sábado, 1 de junho de 2013

Os caminhos mágicos da leitura

Concordo com a Drª Marilena Chauí, quando diz: “Ler, acredito, é uma das experiências mais radiosas de nossa vida...”, pois, leva-me à infância, ao meu primeiro dia de aula na Escola Martim Afonso de Souza, situada na linda Ilha de Cananéia, onde iniciei meus estudos, decifrando os códigos das letras, no começo tão difícil, mas prazeroso, quando ia descobrindo que, as palavras se formavam quando as letras eram colocadas adequadamente juntas umas das outras, formando as sílabas, e cada uma tinha o seu  significado. O primeiro contato com a leitura foi com a Cartilha Caminho Suave. Recordo-me e sinto até o perfume da minha primeira professora. Seu nome, Benedita. Era negra, esbelta, linda e sempre bem vestida. Contudo, o que a tornava mais linda era a sua educação e carinho com os alunos. Sempre tinha uma palavra carinhosa e incentivadora. Um elogio, uma mensagem motivadora escrita em nossos cadernos ou nas avaliações corrigidas, era a sua marca registrada. Ganhei o primeiro livro do meu pai, quando estava no terceiro ano primário: “Homens que fizeram o Brasil”, o qual faz parte da minha biblioteca. Fui passando pelo tempo, livros foram lidos. Alguns de importância ímpar para a minha vida, ajudaram-me a crescer como pessoa e em conhecimento, muitos comigo até hoje. A Bíblia é o meu livro de cabeceira, companheira inseparável, onde sempre encontrei respostas, tanto nos momentos felizes como naqueles nos quais as lágrimas pareciam jorrar de uma fonte inesgotável, o coração angustiado, o chão parecia faltar. E é por isso e muito mais que, concordo com Antônio Cândido quando diz: “As produções literárias...  o processo que confirma no homem aqueles traços que reputamos essenciais, como o exercício da reflexão, a aquisição do saber, a boa disposição para com o próximo, o afinamento das emoções, a capacidade de penetrar nos problemas da vida, o senso da beleza, a percepção da complexidade do mundo e dos seres, o cultivo do humor. A literatura desenvolve em nós a quota de humanidade na medida em que nos torna mais compreensivos e abertos para a natureza, a sociedade, o semelhante.
Prof. Salvador

Um comentário:

  1. Professor Salvador....

    "As dificuldades que você encontra se resolverão conforme você avançar. Prossiga, e a luz aparecerá, e brilhará com clareza crescente em seu caminho". (Jean le Rond D'Alembert)

    Essa luz te acompnha por acreditar na existência Divina.

    Valeu
    Roselí

    ResponderExcluir