Problema proposto pela equipe 05:
- Num armazém retangular, o dobro do comprimento é igual ao triplo da largura. Se o armazém tivesse mais 3 metros de largura e menos 3 metros de comprimento, seria um quadrado. Descubra as dimensões do armazém.
Plano de Aula
DISCIPLINA: Matemática
PÚBLICO ALVO:
7ª série - 8° ano _ Ensino Fundamental
OBJETO DO
CONHECIMENTO: TEMA 01
TEMA 01: Números, Operações, Funções (Números
Racionais / Potenciação, Números Reais,
Expressões Algébricas equações, gráficos cartesianos, equações do 2º grau, funções)
Expressões Algébricas equações, gráficos cartesianos, equações do 2º grau, funções)
RESOLUÇÃO
DE SISTEMAS DE EQUAÇÕES DO 1º GRAU
COM
DUAS VARIÁVEIS
OBJETIVO
GERAL:
◊
Ler,
interpretar, transformar em linguagem matemática e resolver o problema proposto.
CONTEÚDO:
Operações Básicas (adição, subtração, multiplicação, divisão)
Equação do 1ª grau com duas variáveis.
Pares Ordenados e Plano cartesiano
Sistema de Equação do 1° grau duas variáveis.
Competência de Área 1
Desenvolver o raciocínio quantitativo e o pensamento funcional, isto é, o pensamento em termos de relações e a variedade de suas representações, incluindo as simbólicas, as algébricas, as gráficas, as tabulares e as geométricas. Aplicar expressões analíticas para modelar e resolver problemas.
Competência de Área 2
Compreender as propriedades dos objetos e a sua posição relativa e desenvolver o raciocínio espacial por meio de construções e de formas.
CONTEÚDO:
Operações Básicas (adição, subtração, multiplicação, divisão)
Equação do 1ª grau com duas variáveis.
Pares Ordenados e Plano cartesiano
Sistema de Equação do 1° grau duas variáveis.
Competência de Área 1
Desenvolver o raciocínio quantitativo e o pensamento funcional, isto é, o pensamento em termos de relações e a variedade de suas representações, incluindo as simbólicas, as algébricas, as gráficas, as tabulares e as geométricas. Aplicar expressões analíticas para modelar e resolver problemas.
Competência de Área 2
Compreender as propriedades dos objetos e a sua posição relativa e desenvolver o raciocínio espacial por meio de construções e de formas.
COMPETÊNCIAS E HABILIDADES:
H06 – Identificar um sistema de equação
do 1º grau que expressa um problema.
(GI)
H07 – Identificar a relação entre as
representações algébrica e geométrica de um sistema de equação do 1º grau (GI)
H18 – Resolver sistemas lineares
(métodos da adição e da substituição). (GIII)
H28 – Usar o plano cartesiano para
representação de pares ordenados: coordenadas cartesianas e equações lineares.
(GI)
- Reconhecer que uma só equação do 1ª grau com duas variáveis possui infinitas possibilidades de soluções reais.
- Constatar que duas equações de 1ª grau com duas variáveis irão possuir apenas uma única solução comum (x, y).
- Identificar a formação de pares ordenados como solução de sistema de equações.
- Resolver sistemas de equações de 1ª grau com duas variáveis usando os métodos de substituição, adição e comparação.
- Representar sistemas de equações graficamente através dos pares ordenados.
- Interpretar o plano cartesiano e traçar o gráfico de uma equação do tipo ax + by = c nesse plano.
- Efetuar a resolução gráfica de um sistema de equações com duas incógnitas.
JUSTIFICATIVA:
º Compreender que a
solução de um sistema de equações de primeiro grau com duas variáveis é o ponto
do plano cartesiano (x, y) que ao mesmo tempo satisfaz ambas as equações e está
representado pela intersecção das retas.
PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS:
- É relevante aplicar Polya na resolução de problema.
Atividade envolvendo leitura,
transformação em linguagem matemática, além de ilustração e formalização de
conceitos.
Atividade com o uso
de malha quadriculada, softwares matemáticos.
RECURSOS
MATÉRIAS E TECNOLÓGICOS:
Entregar
a cada aluno uma folha contendo malha quadriculada ou uma folha de papel
milimetrado para a construção do gráfico.
Também, conduzi-los a Sala de
Informática para que utilizem os softwares: GEOGEBRA WINPLOT e outros.
AVALIAÇÃO:
Se
possível conferir se cada aluno localizou corretamente os associados aos pares
obtidos na 1ª tabela.
Em caso positivo, solicite que destaquem
os pontos à tinta, numa só cor.
Depois peça que localize num mesmo
referencial os pontos associados às duplas obtidas na 2ª tabela.
Confira o trabalho dos alunos e
solicite que destaquem os pontos à tinta, numa cor diferente aquela usada
anteriormente.
O que você observa em relação
aos pontos de cada tabela?
Espera-se que os alunos respondam
que "Os pontos estão alinhados".
Em que pontos as retas se
intersectam?
Neste momento é esperado que os
alunos já saibam as coordenadas do ponto de intersecção das retas.
Proponha aos alunos a resolução do
sistema de equações abaixo, utilizando o método que achar mais fácil (adição, substituição
ou comparação).
Exija que escrevam a solução do
sistema na S={(x,y)}
Mediadora quando houver a necessidade
da intervenção do professor para a construção do conhecimento.
É importante que avaliação seja
também cumulativa, observando o progresso do aluno.
RECUPERAÇÃO:
ð
Retomar os aspectos essenciais, para sanar ás dúvidas.
Pequena Narrativa de Equação
A equação é uma
maneira de resolver situações nas quais surgem valores desconhecidos quando se
tem uma igualdade.
Elas ganharam
importância a partir do momento em que passaram a serem escritas com símbolos
matemáticos e letras, as equações são geralmente usadas em resoluções de
problemas numéricos sobre preços de coisas, idade de pessoas ou medidas dos
lados das figuras, determinarem o lucro de uma firma, para calcular a taxa de
uma aplicação financeira, para fazer a previsão do tempo, etc.
Elas também englobam
as próprias expressões algébricas, pois ela é o idioma da álgebra.
É devido à evolução
dos estudos das equações podemos utilizar outras variáveis, letras, para
calcular o valor desconhecidos, ou seja, o que se quer descobrir em um
sistema de equação.
Chamamos os termos
desconhecidos de incógnitas, sendo que ele ocupa o lugar desconhecido em um
sistema de equação.
Enfim ela fez e faz
com Homem consiga a sua evolução em relação ao planeta.
O Surgimento de Equação
As primeiras equações apareceram no Antigo
Egito, onde se tem o registro mais antigo de operações matemáticas. Os egípcios
trabalhavam com equações simples, de uma variável apenas.
Suas equações não eram expressas por números e sinais. Eram escritas nos papiros na forma de problemas, sendo que o elemento desconhecido, a variável, tinha um nome especial: aha.
Suas equações não eram expressas por números e sinais. Eram escritas nos papiros na forma de problemas, sendo que o elemento desconhecido, a variável, tinha um nome especial: aha.
Os Babilônios e os Sistemas de duas
Equações
A civilização babilônica deu um passo à frente no
campo das equações.
Eles já trabalhavam com sistemas de duas equações com duas variáveis que eram resolvidos por um método muito semelhante ao que é ensinado atualmente na escola. Da mesma forma que os egípcios, as equações babilônicas eram expressas na forma de problemas.
Solicite aos alunos que crie uma estratégia de resolução transformando em linguagem matemática os dados fornecidos pelo problema.
Nas
tabelas abaixo os alunos testaram quantos pares (x, y) tornam as igualdades
verdadeiras.
Eles já trabalhavam com sistemas de duas equações com duas variáveis que eram resolvidos por um método muito semelhante ao que é ensinado atualmente na escola. Da mesma forma que os egípcios, as equações babilônicas eram expressas na forma de problemas.
SOLUCIONANDO O PROBLEMA
PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS:
à É relevante aplicar Polya na
resolução de problema:
º
1ª etapa:
Compreender o problema.
º
2ª etapa: Construção
de uma estratégia de resolução.
º
3ª etapa: Execução
da estratégia.
º
4ª etapa: revisando
a solução.
No primeiro momento solicite aos alunos que façam leitura para a
compreensão do problema: verificando quais são os dados e identificando quais
são as incógnitas do problema.
Devendo ser observado
que se trata de uma forma geométrica retangular de dimensões.
Solicite aos alunos que crie uma estratégia de resolução transformando em linguagem matemática os dados fornecidos pelo problema.
o dobro do comprimento é
igual ao triplo da largura.
2x = 3y
Se o armazém
tivesse mais 3 metros de largura e menos 3 metros de comprimento, seria um
quadrado.
y + 3 =
x – 3
Dai, vem:
y = x – 6
- Proponha aos alunos que a execução da estratégia seja feita com otimização de valores para x e y.
2x = 3y
x
|
3
|
6
|
15
|
18
|
y
|
2
|
4
|
10
|
12
|
(x,y)
|
(3,2)
|
(6,4)
|
(15,10)
|
(18,12)
|
y = x – 6
x
|
3
|
6
|
15
|
18
|
y
|
–3
|
0
|
9
|
12
|
(x,y)
|
(3,-3)
|
(6,0)
|
(15,9)
|
(18,12)
|
Através
da tabela os alunos verificam (18,12) é o par ordenado da solução que satisfaz as
duas equações do 1º grau.
Neste
momento solicite aos alunos que façam uma revisão da solução, substituindo o
par ordenado nas sentenças matemáticas do problema, desse modo constatam a
veracidade da solução.
2x = 3y e y + 3 =
x – 3
2
. 18 = 3 . 12 e 12
+ 3 = 18 – 3
Também, peça aos
alunos que localize num mesmo referencial os pontos associados às duplas
obtidas nas tabelas anteriores e trace a reta de cada equação onde se obtém um único
ponto de intersecção, sendo este a solução do problema.
Agora, solicite que
gerem o gráfico em algum software matemático.
Este gráfico foi construído no
software GEOGEBRA.
Problema: Num armazém retangular, o dobro do comprimento é igual ao
triplo da largura. Se o armazém tivesse mais 3 metros de largura e menos 3
metros de comprimento, seria um quadrado. Descubra as dimensões do armazém.
Parabéns, grupo V está muito bem elaborado.
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